Destruídos pelas bombas da própria nação



                                           

"De tanto ver triunfar a maldade,
De tanto ver crescer as injustiças,
De tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos homens,
O homem chega desanimar-se da virtude,
A rir-se da honra
e ter vergonha de ser honesto."
                               Rui Barbosa



Hoje milhares de pessoas estão nas ruas. Nas capitais do país estão protestando. Contra vinte centavos. Vinte centavos ? É sério ? Não ria desses vinte centavos. Há muito mais revolta por trás deles do que você pensa.

Estou aqui hoje para me revoltar. Não como os que estão lá fora brigando, gritando enfim, protestando nas ruas. Eu me revolto através das palavras, que como já disse minha Rainha J.K Rowling - "Palavras são, na minha não tão humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia."

Eu entendo a revolta da população. Entendo mesmo. Há uma inversão de prioridades ocorrendo. A alegria da Copa ser sediada no país verde e amarelo passa a dar lugar a uma cólera que tem como razão o uso do dinheiro público para ''melhorias'' em coisas que até então eram irrelevantes para os Supremos. Foi preciso um evento mundial para que decidissem tomar alguma atitude. Isso tira qualquer um do sério. No entanto, eu há muito perdi as esperanças.

Sou tachada como pessimista, mas na verdade sou apenas uma pessoa realista que não gosta que mascarem a realidade apenas porque ela lhes desagrada. Logo, eu não luto nas ruas e não coloco minha vida em risco por coisa que em pouco tempo será esquecida, mas há pessoas que ainda acreditam que o mundo, que as pessoas - que o nosso amado país tem salvação. Eu não vou julgar vocês. Dou razão e concordo com seus motivos, mas para mim, foram-se os tempos de glória. A corrupção ensinou o Brasil a andar, está intrínseca em nossa história bem sabemos nós. Logo, eu duvido muito que agora ela irá deixar o filho depois de centenas de anos cuidando dele.

Claro que, por trás desses meros vinte centavos há a revolta da educação, da saúde, do transporte, dos preços e dos impostos enfim, há a revolta contra o sistema do nosso maravilhoso país que só é bonito em épocas importantes e é claro, para os inocentes estrangeiros que de vez em quando passam por aqui. O Brasil deve ser o único lugar no mundo em que o povo que aqui vive é menosprezado por seus governantes. Quando é preciso que um evento de larga escala ocorra em território nacional para que as mudanças sociais aconteçam, fica claro a verdadeira preocupação dos nossos queridos políticos ou como gosto de chamá-los - os Supremos - é nada mais que fazer bonito para inglês entre outros ver, além é claro de deixar seus cofres nos bancos com uma conta um pouquinho mais alta.

Eu cansei de reclamar para as pessoas do país e do mundo. Cansei de dizer que a tendência é piorar e que logo, não vale a pena tanto desgaste.Cansei. Ninguém escuta, todos preferem continuar se enganando. Pensando que algo irá mesmo melhorar. Não vai. Para cada coisa boa que acontece, cada conquista há  dezenas de coisas ruins e atrocidades para tirar o sorriso do seu rosto. No ano oficial da Copa, tudo isso será esquecido. A Copa irá ocorrer, iremos torcer, iremos elogiar as melhorias e iremos nos fazer de bobos. Hipócritas. Como uma amiga me disse, porém, não basta chamá-los de hipócritas. Não irá resolver nada. Aliás, o que irá resolver ? Eu não sei, na verdade...até sei. Mas minha opinião ainda é descrita como ingênua. Uma grande bomba no mundo ainda não é bem vista pelas pessoas.

Vinte centavos. Se bastassem para mudar de fato. Mas não bastam. No final quem perde somos nós. Os policias são julgados por fazerem seu trabalho e os manifestantes são julgados como selvagens por simplesmente quererem a mudança. Enquanto os Supremos, em seus jatinhos particulares riem de vocês.

A maioria dos manifestantes é estudante, mas sabemos que há outras pessoas lá. Pessoas que acreditam em algo e que no momento dessa euforia se sentem motivadas a lutar pelo que acreditam. Há pessoas que necessitam do ônibus para trabalhar e precisam de uma boa educação para os filhos, há pessoas que precisam de um bom plano de saúde para cuidar dos parentes mais velhos. Essas pessoas também estão no meio dos estudantes.

Esse meu texto não é manifestante, tão pouco estou defendendo algo como poderiam pensar - a Globo ou qualquer partido político. Não. Não defendo nada. Não apoio nada. Nem um nem outro. Nem ''bom'' nem ''ruim''.

Estou aqui apenas para - como fazem lá fora - mostrar minha opinião. Se irão conseguir a redução do preço da passagem, a melhoria da educação e da saúde, um ajuste nos impostos...Não sei. Mas garanto que não tenho a fé que eles têm. O ser humano tem a essência ruim. Ele é mal e fadado ao fracasso. A ciência avança, mas o homem continua parado no tempo da desgraça.

Podemos, no entanto, pensar que mesmo que nada mude...Algumas pessoas mudam. Como na ditadura as coisas ficaram mais claras depois da manifestação, quem sabe depois de toda essa bagunça algo se clareie. Quem sabe os Supremos não brinquem tanto. Quem sabe, não ? Você acredita nisso não acredita ? Engraçado, nem nisso estou acreditando mais.

De qualquer forma, eu desiludi há muito tempo. O que antes na minha inocente infância eu admirava, hoje me causa repulsa e vergonha. Meu próprio país me causa vergonha. Infelizmente, nosso amigo Barbosa tem razão - nosso pais ri da honestidade e não tem honra. Eu não espero nada de pessoas que na maioria das vezes fazem tudo errado e quando lhes é oportuno decidem que é hora de lutar. Mas se você espera, vá lá e me mostre que há uma salvação.

"As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância."                          Napoleão Bonaparte


Esse nosso outro amigo, Bonaparte, também tem razão. Essa luta é pra que ? Para o mundo ver ou ela de fato quer acabar com ignorância que rege nosso maravilhoso pais ? Deixo apenas uma questão que além de eu me recusar em procurar a resposta, faz menção aos vinte centavos tão falados: Até quando a ganância dos Supremos irá ser custeada pelo sofrimento do povo ? Até quando ?

Comentários

  1. é, a situação no Brasil não está nada boa,e sinceramente acho legal essas manifestações, mas alguns botam tudo a perder, pois de que vale sair por aí depredando lugares? Nosso país tem que mudar e rápido...
    heein, te indiquei à um selinho lá no blog, :}
    beeeijão,
    http://diariodeumuniversoparalelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,querida!
    Eu concordo plenamente com as suas palavras,não é apenas por vinte centavos;como muitos dizem por ai.É pela melhoramento da qualidade de vida dos brasileiros.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. é sim flor..
    eu amoo livros!
    se tiver algum que vc possa indicar,...estou aceitando... :D

    bjos

    http://lucianarodriguesrg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Disso eu discordo, o Brasil não vai pra frente porque só tem preguiçoso, ou tinha, até alguns dias atrás, as pessoas são comodistas e se contentam com pouco. Mas enfim, o texto ta ótimo! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fale comigo, estranho!

Postagens mais visitadas deste blog

Lupus- Parte I

O último poema de amor

Fade Away