Bienal do Livro de Minas Gerais 14-23 de Novembro

Ei, gente ! Ontem foi meu último dia na Bienal e como prometido eu trago a vocês os relatos de minha experiência com a primeira Bienal que fui na vida ! Vou começar a conta tudinho na ordem, desde o meu primeiro dia ( 16.11 ) até os outros dois (21 e 22 ).

No dia 16 de novembro eu fui à Bienal na esperança de conhecer duas grandes escritoras que eu adoro desde sempre e admiro muito: Margaret Stohl e Thalita Rebouças. As duas foram umas fofas, lindas, amores de pessoa. Super simpáticas com todos e na entrevista mega engraçadas.
Margaret é autora da Saga Dezesseis Luas ( Beautiful Creatures ) em parceria com Kami Garcia, e na Bienal ela falou de dois livros que acaba de lançar:  Sirena e o Ícones. Apesar da minha senha ter sido a 71 eu fiquei lá esperando, claro, e valeu a pena. Ela autografou meu livro e tirou foto ( claro, ela fez isso com todos ) mas é a sensação, sabe ? De estar de frente com um ídolo, com alguém que você admira que te inspira e que você gosta. Eu estava nervosa e achei que não fosse conseguir falar nem um : Hello ou Nice to meet you ! Mas se eu tive coragem de levantar na frente de todos enquanto todos olhavam pra mim pra fazer uma pergunta pra ela isso, né rs Ah, e de quebra ainda conheci uma menina super gente boa na fila da senha e a gente ficou amiga mesmo descobrindo o nome uma da outra trinta anos de conversa depois rs A Lívia agora é parceria na discussão de livros e filmes haha

É isso. Margaret Stohl foi incrível !

Algumas horas depois fiquei na fila para a senha da Thalita Rebouças. Aaah, gente! Ela é fofa demais. Eu já sabia da animação do carisma da fofurisse e todo o jeito dela, mas presenciar isso ao vivo, e depois poder abraçá-la e vê-la carimbar meu livro ( ela estava com o braço quebrado, mas é tão genial e linda que fez um carimbo lindão pra gente ), tirar foto e conversar é outra coisa, né ? A história dela com a literatura é inspiradora, o modo como ela correu atrás das Editoras e o modo como fazia pra chamar a atenção do público no início da carreira é algo que sempre chamou minha atenção. Adorei conhecê-la e mesmo sabendo que ela não lembra de todos um por um, ela já respondeu meu email então sei que quando eu precisar conversar mesmo que demore ela , sendo fofa, responderá e isso é algo muito legal da parte dos escritores/celebridades .

Adorei. Adorei. Adorei e adorei !

Na sexta-feira dia 21 foi o dia de conhecer ele : Raphael Montes que pra quem não sabe é um jovem que tá prometendo a literatura brasileira. Vencedor do prêmio Benvirá e finalista do Prêmio de Literatura de São Paulo, seu primeiro romance policial, Suicidas, me conquistou em três dias rs Isso aí, fazia tempo que eu não lia um livro de 400 páginas tão rápido assim. No Café Literário da Bienal, como eram muito menos pessoas eu fiquei bem pertinho e pude ouvir e acompanhar tudo com muito mais clareza, mas mesmo que não tivesse, após o evento ele e Marçal Aquino ( o outro escritor convidado ) foram para  a mesa do lado de fora autografar os livros e tirar fotos. E bom, confirmei o que já sabia: Raphael além de incrível e talentoso escritor é uma simpatia em pessoa, legal e gentil. Autografou meu livro e não se importou de tirar outra foto já que a primeira tentativa não deu certo na minha câmera que decidiu ser uma legal e não funcionar, e ele ainda disse depois : Vê se deu certo e se não deu a gente tira outra ! Viu, gente ? Isso é que é carisma, ele podia ter sido um chato e me mandando andar logo pra não atrasar a fila, mas não foi. Conversou com os leitores na fila sobre seus livros e disse que pretende escrever mais. Adorei conhecê-lo pessoalmente, pois já tínhamos conversado um pouco pelo facebook, mas ao vivo é outra coisa, né além disso, ele deu ótimos conselhos!

Finalmente, dia 22 no sábado foi o dia mais doido da Bienal. As senhas para o Conexão Jovem com a Bruna Vieira começaram a ser distribuídas às 10 da manhã e eu sabendo que o pessoal é doido com ela cheguei antes das nove. Acordei às 7:40 e peguei o ônibus às oito e pouco. Tudo bem que meu objetivo nesse dia era conhecer Raphael Draccon e Carolina Munhóz autores de Dragões de Éter e A Fada, por exemplo, mas já que eu ia eu falei: vamos conhecer Bruna Vieira. Ok, cheguei e tal já tinha gente na fila. Fiquei conversando uns dez minutos com uma menina que conheci e quando olhamos pra trás PÁ : meio quilômetro de pessoas havia surgido em uma fila gigante e logo pensamos: o plano é correr muito !!! Ok, meio segundo depois de passar na roleta corremos, a mulher na escada disse : sem correr na escada . Nós descemos dois degraus andando e depois corremos. Chegamos na porta e os seguranças : sem correr, gente. Andamos dois passos e em seguida corremos de novo. Agora, pensa na minha pessoa correndo pelos corredores da Bienal ! Com certeza minha expressão estava uma lindeza, né. Mas beleza! Peguei a senha pra Bruna Vieira e depois fiquei mais uma hora esperando as senhas para o Raphael e Carolina serem liberadas, Depois de pegar a senha, Lívia e eu ( lembra da pessoa que eu conheci no domingo ? É , a gente se encontrou hehe ) ficamos andando pela Bienal, babando nos livros rs De quebra, encontramos Luiza Trigo, autora de Meus Quinze anos e tiramos foto com ela e ela autografou nossos jornais já que a gente não estava com o livro lá. Pottermaníaca também e dona de um cabelo lindo, foi fofa e simpática com a gente ! Adorei ela !!!

Na hora do Conexão Jovem com os dois fofos a gente riu bastante e se admirou com a história deles, principalmente do Raphael. Em seguida, fomos para a outra sala pegar autógrafos e tirar fotos. Ganhei um HP forever da Carol *-* e ela adorou minha camiseta de Hogwarts - Always , nem fiquei boba, né rs O Raphael também foi super simpático e gentil perguntou como conheci o livro e tal. Eu amei cada segundo com eles. Depois parti para o Conexão Jovem com a Bruna, fiquei lá trás porque já estava mega cheio, né, mas eu tinha a pulseira da alegria haha então foi tranquilo. Ela é super animada, legal, gentil, simpática e fofa. Tiramos foto e ela marcou meu livro. Adorei conhecê-la, pois com certeza mudou minha visão dela. É uma inspiração também. 20 anos e já conquistou tanta coisa!

Gente,é isso. Mesmo que nesse dia eu tenha chegado em casa e cinco minutos depois saído para dar duas horas de aula, valeu cada segundo, cada noite mal dormida de ansiedade, cada corrida e cada espera. Conheci mais pessoas famosas nessas semana do que irei conhecer minha vida toda e cada um deles é uma inspiração pra mim que quero ser escritora também ! Todos mega simpáticos e fofos que dá vontade de trazer pra casa rs Adorei cada momento e ainda estou aqui, namorando minha coleção de autógrafos e namorando os outros livros que comprei haha Ainda sonho com os bate-papos e com a minha pessoa pertinho de cada um.

De fato, é muito bom conhecer essas pessoas que a gente admira e tal, porque isso nos inspira, nos anima e nos alegra. Nos dá vontade de seguir nossos sonhos porque eles, de certa forma, acreditam em nós como nós acreditamos neles. E sei que a descrição de tudo está meio pobre, mas é que ainda estou emocionada com tudo e quando fico assim não consigo diferenciar muito e encontrar palavras melhores/certas pra descrever, mas saibam que amei cada momento e adorei poder ter tudo isso gravado na minha memória pra sempre !

Deixo agora as fotos de minha pessoa boba-alegre-risonha e esses mestres literários haha

[ Margaret Stolh já sendo legal desde sempre, né ]


[ As fotos oficialmente da Thalita ainda não saíram, então fiquem com essa do meu celular ]


[ Raphael Montes. No Café Literário a gente podia tirar fotos com as nossas câmeras então pedi a uma menina ]


[Luiza Trigo. Muito amor, né, gente ? Adorei ]


[ Sim, essa sou eu babando na Carol e me achando por ela gostar da minha camiseta e me dar um HP forever rs rs ]


[ Olha o cabelo dela, gente ! Adoro ! ]


[ Ignorem minha expressão de pamonha. Eu contando como conheci os livros pra ele e a moça batendo foto, pensa ! ]


[ Demais, né ? Sem palavras ! ]





[ Olha que fofa, gente! E eu tive a honra de conhecer !!!]

8 comentários:

  1. Ahhhh que legal <3
    Deve ter sido algo completamente inesquecível!
    Eu fiquei sonhando aqui com o dia em que eu conhecerei a Thalita Rebouças (minha autora preferida há alguns anos atrás <3) e a Bru Vieira, que só de ver pelas fotos e vídeos eu já sei que ela é uma completa fofa! hahaha'
    Adorei flor! Muito sortuda você:D

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza, foi inesquecível sim! Até agora ainda viajo em cada momento rs A Thalita é um amor, adoro ainda mais ela haha E Bruna também, fofa demais. Foi muito legal conhecê-la !
      Beijos, obrigada pela visita !

      Excluir
  2. foi incrível mesmo <3 adorei conhecer nossos ídolos, que foram uns amooores com a gente! Sem contar ter conhecido a minha parceira de livro e filmes ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Lívia, foi incrivelmente demais *-* E claro, mais nova parceria formada haha

      Excluir
  3. Oi, Lívia! Foi impossível pra mim comparecer a todos os dias! Tentei ver a Bruna e não consegui pegar autografo por muito pouco! Foi uma pena! Apesar de todos os problemas que a Bienal teve ela também foi inesquecível pra mim.
    E você é de BH, flor? Preciso de amigos com os mesmos interesses literários que eu e que goste da Bruna Vieira, não conheço ninguém!haha

    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não fomos todos os dias, apesar de eu ter desejado o contrário. Não curto tanto a Bruna Vieira, sou mais os outros autores citados no post hahah

      Excluir
    2. Oi, Sabrina, aqui é a Thays, dona desse blog rs Uma pena não ter conseguido a senha para a Bruna, mas na próxima você consegue ! A Lívia é de BH ( se não me engano rs ) eu sou do interior, mas moro aqui. Beijos, obrigada pela visita !

      Excluir
  4. Oi, flor desculpa confundi os nomes, Thays! Bom saber que alguém teve mais sorte que eu na Bienal! Espero conseguir mesmo na próxima vez, haverá outras oportunidades!
    Beijos!!!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fale comigo, estranho!