...

" A dor precisa ser sentida. "

- O que você tem?
- Dor.
- Tomou algum remédio?
- Acho que não inventaram remédio para esse tipo de dor.
- Explica.
- Não sei explicar.
- Tenta.
- Não dá. Uma tristeza sem motivo, um desânimo contínuo, um aborrecimento desatino, uma dor eterna.
- Entendi.
- Não, você não entendeu. Ninguém entende. A depressão é uma língua compreensível apenas para aqueles que a sentem. Impossível de traduzir...

(...)

- E o que vai fazer a respeito?
- Não há algo a se fazer.
- Sempre há algo a se fazer.
- Se houvesse... Todos nós teríamos tentado, mas aparentemente a única solução é a mais cruel e inaceitável para a sociedade.
- Sim. Não escolha essa solução.
- Eu a escolho todos os dias, mas volto atrás quando coloco a cabeça no travesseiro.
- E o que vai fazer agora?
- O que sempre fazemos. Colocamos um sorriso no rosto e dizemos: bem obrigada, e você?
- Vou bem também. Aliás, ótimo.
- Que bom, fico feliz.
- Que bom que está melhor.
- Sim. Estou...

(...)

- Você já tentou explicar para alguém o que sente?
- Claro
- E?
- E nada. Cada ser humano sente as coisas de uma forma, e por mais que escolhamos as palavras certas traduzir sentimentos é coisa de poeta, e nem sempre eles são bem sucedidos na profissão.
- Ninguém foi capaz de lhe entender?
- Não. Sou uma pessoa horrível, complicada e ... não quero mais julgamentos.
- Entendi.
- De novo. Não entendeu.

(...)

10 comentários:

  1. Nossa, fiquei até sem palavras. Me identifiquei tanto que parece que eu que escrevi.
    As pessoas sempre julgam ou dizem que entendem, mas só quem sente na pele sabe como é.
    E no final, sempre acabamos com um falso e perfeito sorriso no rosto.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Uau! Estou sem palavras! Só me resta te parabenizar pelas escolhas de palavras exatas - e poucas - para demonstrar tantas verdades e sentimentos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É sempre difícil. É a mesma coisa quando alguém me fala que entende como eu me sinto quando tenho surtos de impaciência ou tristeza por conta da surdez. Cara, se vc tá ouvindo e bem, nunca vai entender!... Não dá pra entender algo que você sempre teve, é intrínseco e inerente a sua pessoa. Acho que depressão é assim, se você não está passando por isso, nunca vai entender. Diálogo excelente!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Adoro ler os seus textos, são maravilhos
    Nem tenho palavras para descrever, foi marcante e os sentimentos reais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amei seu texto...É bem assim, por mais que você explique nunca vão entender, e pior que ainda irão te julgar...Lindo texto, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Que lindo texto! Por incrível que pareça, me identifiquei com alguns trechos dele. Realmente ninguém entende o que sentimos...

    ResponderExcluir
  7. Poxa... parece que foi feito pra mim esse texto!
    Amei cada palavra... me senti totalmente neste dialogo como se fizesse parte dele... passo por isso.. sinto que nada que eu diga ou faça as pessoas não entendem e nem quero que elas entendam... muitas coisas prefiro deixar passar e ir sobrevivendo... mas super legal a forma como colocou o contexto em geral... super adoro!!! Xero!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado que antes de o texto citar a depressão eu já sabia que era disso que se tratava... felizmente nunca tive que lidar com isso diretamente, mas tenho algumas amigas que lutaram e ainda lutam contra essa doença, e o pior é que a maior parte das pessoas não consegue entender que é algo realmente sério. Ótimo texto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Thays, eu entendo, todo mundo pergunta não querendo saber de verdade o que você está sentindo, quando você um dia enche o saco e diz exatamente o que sente eles ficam sem saber o que fazer, ai você tem que se esforçar pra explicar, eles se sentem na obrigação de dar um conselho motivacional, quando tudo que você queria é uma compreensão silenciosa. Então para não se dar mais ao trabalho de tanto desgaste das duas partes você simplesmente veste um sorriso como quem veste uma blusa e liga no automático o tudo bem... Afinal é só isso que o outro esperava ouvir o tempo todo.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Achei o seu texto bem interessante. Soube trazer, em poucas palavras, o que muitas pessoas sentem e quando digo isso me incluo também. É horrível quando você sente que ninguém consegue lhe entender.
    Beijos

    ResponderExcluir

Dê-me sua opinião, ela é muito importante!!!